GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIENCIA AMBIENTAL

  • Bruno Matos de Farias Universidade Estácio de Sá
  • Helena Portes Sava de Farias UNISUAM
  • Sebastião Josué Votre UNISUAM
Palavras-chave: Meio ambiente, Horta vertical, GardenMix

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o equipamento de horta vertical denominado GardenMix, produto desenvolvido a partir de pesquisa de mestrado, a partir do qual se pode promover consciência ambiental, além de possibilitar o plantio de hortaliças em ambientes pequenos, na parte interna das residências, e assim possibilitar a interação da família com práticas saudáveis. O GardenMix também pode ser utilizado em escolas para auxiliar as orientações nas disciplinas relacionadas às ciências ambientais,  Biologia etc.

Biografia do Autor

Bruno Matos de Farias, Universidade Estácio de Sá

Professor Auxiliar na Universidade Estácio de Sá (UNESA) no Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Docência OnLine: Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Helena Portes Sava de Farias, UNISUAM

Mestre em Desenvolvimento Local (2015), possui graduação em Enfermagem (2006), Licenciatura em Letras (2006) e especializações em Saúde da Família (2013), Enfermagem do Trabalho (2009) e Terapia Intensiva (2007) pelo Centro Universitário Augusto Motta. Criadora do aplicativo EDUSAÚDE.

Sebastião Josué Votre, UNISUAM

Mestre pela PUC-RS, doutor pela PUC-RJ e livre-docente pela UFRJ. Professor titular da UFRJ e associado IV da UFF (aposentado).

Referências

CARPES JUNIOR, WP. Projeto para a Estética: despertando a atração do consumidor. Revista Produção, 1676-1901 / Vol. 4/ Num. 1/ Fev, 2004

FARIA, NMX. Modelo de desenvolvimento, agrotóxicos e saúde: prioridades para uma agenda de pesquisa e ação. Rev. bras. Saúde ocup. vol.37 no.125 São Paulo Jan./jun. 2012.

ORMOND, JGP; et al. Agricultura orgânica: Quando o passado é futuro. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 15, p. 3-34, Mar. 2002

PIGNATI, W; et al. Vigilância aos agrotóxicos: quantificação do uso e previsão de impactos na saúde-trabalho-ambiente para os municípios brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, 19(12):4669-4678, 2014.

SANTOS, CT. O Design no Desenvolvimento de Produtos: uma análise e prospecção de princípios e métodos utilizados. Dissertação de mestrado. UFSC, 1998

SANTOS, JO; et al. A evolução da agricultura orgânica. RBGA Pombal, PB, Brasil v.6, n.1, p. 35 - 41 Jan./Dez. de 2013.
Publicado
2018-11-29