REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
Resumo
O presente artigo traz um recorte da minha dissertação de mestrado intitulada Educação Ambiental e Ações de Sustentabilidade na Escola, pesquisa que teve como objetivo analisar as experiências no âmbito de uma horta escolar, utilizada como estratégia pedagógica e interdisciplinar para o aprendizado de questões ambientais. A referida pesquisa partiu do pressuposto de que a presença de uma horta escolar pode servir como estratégia para despertar o interesse em alunos e professores sobre questões relativas à educação ambiental (EA), além de possibilitar o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas relacionadas ao assunto. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, localizada na Cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense - Rio de Janeiro. Surgiu, em 2015, com o objetivo de auxiliar a formação dos alunos e da comunidade escolar em relação à educação ambiental. O Projeto envolve professores e alunos da primeira e da segunda etapa do Ensino Fundamental. O projeto de construção da horta foi desenvolvido em parceria com professores e alunos do Ensino Fundamental, buscando uma proposta de ação coletiva e organizada, com aportes de diferentes saberes e fazeres, com vistas à conscientização de alunos e de professores para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável. A horta escolar se insere, portanto, nesse contexto, como ferramenta para a escola, que está entre os agentes mais importantes no processo de conscientização.
Referências
ARRUDA, A. O ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro. In ARRUDA, A. (org.) Representando a alteridade. Petrópolis/RJ: Vozes. 2. ed. 2002.164p.
JODELET, Denise. As representações Sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
LEFÈVRE, F. e LEFÈVRE, A.M.C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUSC.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes. 2003. 40.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.