ENSINO MÉDIO: GARGALOS E PERSPECTIVAS
Resumo
Este estudo busca refletir a respeito da proposta de reforma no Ensino Médio a partir de questionamentos que englobam fatores sociais e culturais. Para a realização desta tarefa, primeiramente, serão traçadas algumas considerações a respeito da legislação educacional atual, seus principais objetivos e, após, será feita uma breve análise comparativa entre o que ditam os parâmetros educacionais no presente e quais são as perspectivas de futuro e, por fim, tentar-se-á pensar na existência de uma educação que realmente diminua as diferenças sociais, culturais e financeiras em uma sociedade que clama por mudanças.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional :lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
BRASIL, A. MEC apresenta proposta de base curricular nacional para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, Distrito Federal, Brasil, 16 de Setembro de 2015.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, n.14, 2000.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2005.
MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do presente. In: MORAES, M.C; ALMEIDA, M.C. (orgs). Os sete saberes necessários à educação do presente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, E. Ética, cultura e educação. (Organizadores: Alfredo Pena - Vega, Cleide R. S. Almeida e Isabel Petraglia). São Paulo: Cortez, 2003.
MORIN, E. Ciurama, E., & Motta, R. D. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.
MORIN, E. E. Notas para um Emílio contemporâneo. In PENA - VEGA, A.; ALMEIDA R. S. C. l; PETRAGLIA, I. Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
SACRISTÁN, J. C. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.