ENSINO MÉDIO: GARGALOS E PERSPECTIVAS

  • Luís Carlos Ferreira Universidade Federal da Integração Lusíada Internacional da lusofonia afro-brasileira
  • Alexsandra Machado dos Santos UNISUAM
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio, . Educação Básica, Edgar Morin

Resumo

Este estudo busca refletir a respeito da proposta de reforma no Ensino Médio a partir de questionamentos que englobam fatores sociais e culturais. Para a realização desta tarefa, primeiramente, serão traçadas algumas considerações a respeito da legislação educacional atual, seus principais objetivos e, após, será feita uma breve análise comparativa entre o que ditam os parâmetros educacionais no presente e quais são as perspectivas de futuro e, por fim, tentar-se-á pensar na existência de uma educação que realmente diminua as diferenças sociais, culturais e financeiras em uma sociedade que clama por mudanças.

Referências

APPLE, Michel W. Educação e Poder. Artes Médicas: Porto Alegre, 1989.
BRASIL, Ministério da Educação. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional :lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.

BRASIL, A. MEC apresenta proposta de base curricular nacional para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, Distrito Federal, Brasil, 16 de Setembro de 2015.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Revista São Paulo em Perspectiva, n.14, 2000.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2005.

MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do presente. In: MORAES, M.C; ALMEIDA, M.C. (orgs). Os sete saberes necessários à educação do presente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, E. Ética, cultura e educação. (Organizadores: Alfredo Pena - Vega, Cleide R. S. Almeida e Isabel Petraglia). São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, E. Ciurama, E., & Motta, R. D. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.

MORIN, E. E. Notas para um Emílio contemporâneo. In PENA - VEGA, A.; ALMEIDA R. S. C. l; PETRAGLIA, I. Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2001.

SACRISTÁN, J. C. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
Publicado
2018-12-06