EDUCAÇÃO PARA OS RECURSOS HÍDRICOS E A DEGRADAÇÃO DO RIO BOTAS
Resumo
A educação ambiental busca alcançar um mundo mais sustentável por meio da mudança de comportamentos dos diversos segmentos da sociedade. Dentro dessa perspectiva, o projeto Implicações no ambiente no processo de ensino-aprendizagem atua em várias escolas buscando a conscientização dos jovens sobre o uso sustentável dos Recursos Hídricos por meio de oficinas que possam gerar consciência crítica nos alunos. Esse artigo discute o trabalho realizado por esse projeto em escola pública no município de nova Iguaçu com vistas à conscientização de alunos em relação ao Rio Botas.
Referências
BUSTOS, M. R. L. A educação ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos. Tese, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2003.
COSTA, L. M. S. A.; BRITTO, A. L. Propostas para recuperação ambiental de rios urbanos: uma análise visando a recuperação do Rio Botas na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Biblioteca la Fundación Nueva Cultura del Agua (FNCA), Rio de Janeiro, 2006.
BARBOSA, Paula Souza de Oliveira. Entrevista concedida a MONTE, A. P. Busca pela preservação dos recursos hídricos do Rio Botas. Agência UFRJ de Notícias – Centro de Tecnologia, out., 2009. Disponível em:
PETRELLA, R. O manifesto da água: argumentos para um contrato mundial. Tradução de Vera Lúcia Mello Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
POSSAS, H. P. Educação Ambiental e Recursos Hídricos: Proposta Metodológica. Portal de Periódicos UFGRS. 2000. Disponível em:
REBOUÇAS, A. C. Água doce no mundo e no Brasil. In: REBOUÇAS, A. C.; BRAGA, B.& TUNDISI, G. (Org.). Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo: Ed. Escrituras. 2002.
RIO DE JANEIRO. Projeto Iguaçu. Governo do Estado. Disponível em:
SARAIVA, A. L. e SILVA A. C. V. O mundo dentro da escola: refletindo sobre os recursos hídricos com o uso do google earth. Pôster do 10° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Porto Alegre, 2009.
SINGER, H. (org.) Pesquisa-Ação Comunitária (Coleção Tecnologias do Bairro-escola, v.1,). São Paulo: Cidade Escola Aprendiz, 2011.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2003.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.