RECICLAGEM DE PAPEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Este estudo teve como objetivo promover a educação ambiental aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, a partir da conscientização sobre os principais aspectos ambientais em torno da coleta seletiva e do reaproveitamento de materiais sólidos como o papel. Foi elaborado um material educativo como uma ferramenta de iniciação à educação ambiental constituído de uma cartilha sobre reciclagem de papel e ainda, uma oficina de reciclagem onde os alunos puderam vivenciar a experiência prática de reciclar materiais. Ao término desse estudo foi realizado um levantamento que indicou que o grau de aceitação da capacitação e a possibilidade de replicação dos conhecimentos adquiridos. Os dados analisados evidenciaram que 93% dos alunos aprovaram de ter participado da oficina de reciclagem de papel e 97 % acreditam ser possível reproduzi-la nas suas residências, utilizando o material de apoio fornecido. Portanto, verifica-se que a reciclagem de papel segue uma lateralidade, pois somada a outras ações sustentáveis, pode em longo prazo, modificar o comportamento dos estudantes a respeito da preservação do ambiente, aumentando assim, a consciência ambiental dos indivíduos, que ao experimentarem práticas sustentáveis, acabam despertando para um comportamento mais responsável com relação aos recursos naturais.
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