PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE

  • Francisco Moysés de Carvalho Neto CEFET-RJ
  • José Teixeira de Seixas Filho FIPERJ / UNISUAM
  • Sílvia Conceição Reis Pereira Mello FIPERJ / UNISUAM
  • Patrícia Maria Dusek Universidade Castelo Branco / UNISUAM
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM
  • Reis Friede Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM
Palavras-chave: Ambiente, Saúde, Informação, Conhecimento, socioeconomia

Resumo

O presente estudo é resultado de pesquisa junto às comunidades do Complexo do Alemão, região metropolitana do Rio de Janeiro, em que se verificou que a melhoria das condições de crédito da população (seja por meio de meio de políticas públicas estatais, seja pelo acesso ao emprego) propiciou acesso a produtos e serviços antes restritos a classes sociais de maior poder aquisitivo. Entre tais produtos destaca-se em maior escala os saneantes, despejados diretamente nos mananciais hídricos da região, já que as habitação destas populações urbanas ainda não são contempladas pelo saneamento básico. Os dados obtidos, por meio de aplicação de questionários semiestruturados, permitiram primeiramente analisar o baixo nível de conhecimento da população em relação ao potencial de dano destes produtos e suas substâncias químicas à saúde e ao ambiente e concluir acerca da necessidade de medidas educacionais preventivas contra a possibilidade da transformação de um agente químico, comumente utilizado em domicílio, em um agente causador de doenças, lesões e, até, óbito.

Biografia do Autor

Francisco Moysés de Carvalho Neto, CEFET-RJ
Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho; Graduado em Engenharia Química pela UFRRJ (1979) e em Administração pela Federação das faculdades Celso Lisboa (1989). É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ.
José Teixeira de Seixas Filho, FIPERJ / UNISUAM
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza  Marques (1981), mestrado em Zootecnia pela UFV (1990), doutorado em Zootecnia pela UFV (1998) e Pós-doutorado em Bioquímica/Enzimologia pela UFV (2008). Professor Titular da UNISUAM.
Sílvia Conceição Reis Pereira Mello, FIPERJ / UNISUAM
Doutora (2009) e Mestre (2000) em Higiene veterinária e processamento tecnológico de produtos de origem animal pela UFF. Graduada em Zootecnia pela UFRRJ. Pesquisadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e professora e orientadora do curso de Mestrado em Desenvolvimento Local e do curso de graduação em Ciências Biológicas da UNISUAM.
Patrícia Maria Dusek, Universidade Castelo Branco / UNISUAM
Pós Doutora pela Universitá di Pisa (2015). Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2014). Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes, onde também obteve o título de graduação na mesma área. Especialista em Direito pela EMERJ. Professora da Universidade Castelo Branco e do Centro Universitário de Barra Mansa.
Kátia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM
Professora do Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).  Coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ (2002), mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ e graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFJF (1993).
Reis Friede, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Desembargador Federal, Diretor do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Mestre e Doutor em Direito. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM
Professora da Graduação e Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta  (UNISUAM). Pós-doutora em Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ. Doutora em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais pela UFF, especialista em Literaturas Vernáculas pela UERJ e mestre em Literatura Comparada com ênfase nos estudos culturais pela UFF.

Referências

ABIPLA, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins, disponível em http://www.abipla.org.br. Acesso em 03/09/2011.

ALVES, Sergio Rabello. Toxicologia Forense e Saúde Pública: Desenvolvimento e Avaliação de um Sistema de Informações como Ferramenta para a Vigilância de Agravos Decorrentes da Utilização de Substâncias Químicas. Tese de Doutorado submetida à Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). ENSP, Rio de Janeiro, 2005.

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Boletim Informativo, nº 10, p. 1-8, 2001.

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Curso de capacitação em Toxicologia [CD-ROM], 2002.

CALDAS, L.Q.A.; MORAES, A.C.L.; UNES, A. Toxicologia Médica: a desinformação é alarmante. Ciência Hoje, vol. 21, p.66-70, 1996.

FERREIRA, Alexandre; BORELLI, Evelyse; CASON, Andresa; SANTOS, Fabiano Mosconi dos; OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de. Acidentes Infantis Domésticos por Produtos Domissanitários Registrados em Centro de Assistência Toxicológica da Região Sul. Espaço para a Saúde, vol.3, n.1, 2001.

FERRAZ, E. Manual de controle de infecção em cirurgia. São Paulo: EPU, 1982.

FOLHA DE SÃO PAULO. O perigo mora em casa. Folha de São Paulo, São Paulo, 1 de agosto de 1999, Caderno 3, p.1.

LABOLITA, Brenda Tondato; MEIRA, Gabriel Costa; ANTÃO, Gabriel Felipe Oliveira; SANTOS, Taís Conceição dos; MAGALHÃES, Aurora Freitas. Produtos Químicos Domésticos: Um Perigo Disfarçado. Revista Educação Pública, ed.33, 2007. Disponível em: www.educacaopublica.rj.gov.br

MENDES, René. Patologia do Trabalho, 2ª Ed. Atualizada e ampliada, ed. Atheneu, SP, 2005

RITTNER, H. Sabão: tecnologia e utilização. 1. Ed. São Paulo: Câmara Brasileira do livro. 1995.

REIS, Maria Carlos. A história do sabão. 2000. Disponível em . Acesso em 03 abr. 2008.

RODRIGUES, Y.; RODRIGUES, P. Intoxicações exógenas agudas. Jornal de Pediatria, São Paulo, v.49, n.1, 1980.

SANTANA, Rosane Abdala Lins de. Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas: o desafio da padronização dos dados. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública. ENSP, Rio de Janeiro, 2005.

SILVA FILHO, Armando Lopes da. Segurança Química. São Paulo, SP, 1999.

SINITOX. Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Disponível em: http://www.fiocruz.br/sinitox/2003/apresent2003.htm.

SOUZA, Luiza Jane Eyre de; RODRIGUES, Ana Kelve de Castro; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. A Família Vivenciando o Acidente Doméstico – Relato de uma Experiência. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 8 - n. 1 - p. 83-89, 2000.
Publicado
2018-11-21
Como Citar
de Carvalho Neto, F. M., de Seixas Filho, J., Mello, S., Dusek, P. M., Avelar, K. E., Friede, R., & de Miranda, M. G. (2018). PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE. Revista Augustus, 22(44), 66-88. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2017v22n44p66
Seção
Artigos em fluxo contínuo