A FESTA DA PENHA E O SAMBA
PATRIMÔNIOS DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Este artigo aborda a importância do samba como elemento de consolidação da Festa da Penha, que já foi a segunda maior festa popular do Rio de Janeiro, Brasil, perdendo apenas para o carnaval. Discute, na esteira das teorizações sobre desenvolvimento local, a existência de uma rede de solidariedade que transformariam as celebrações à padroeira Nossa Senhora da Penha em um acontecimento, em torno do qual se organizavam médios e pequenos negócios. A “mola propulsora” do evento era o samba, que criava vínculos e aproximava pessoas. A Festa, motivada pela devoção e ornamentada pelo samba, era espaço de renovação da força comunitária. Por fim, o artigo trata da importância do material simbólico-cultural da área da Penha, que ficou um longo período sob o imperativo da violência, mas que hoje volta a se desenvolver.
Referências
Buenos Aires: Clacso, 2003.
AMANCIO, ROMANO & AMANCIO. Capital social e empoderamento: contribuições metodológicas ao estudo do papel da sociedade civil para o desenvolvimento rural. Disponível em
ADORNO, Theodor w.; HORKHEIMER, Max. “A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”. In Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ARAUJO, Maria Celina Soares D'. Capital Social. 2ª. Ed., Rio de Janeiro: Zahar. 2010.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4ª Ed., Brasília: UNB, 2001.
BAIRROS DO RIO. Ramos, Olaria & Penha. Rio de Janeiro: Fraiha Editora. 1999.
BHABHA, Homi. O local da cultura. São Paulo: Campainha das letras, 2003.
BRASIL. Plano da Secretaria de Economia Criativa: políticas, Diretrizes e Ações, 2011 a 2014. Brasília: Ministério da Educação: MINC, 2012.
DAWBOR & POCHMANN. Políticas para o desenvolvimento local. São Paulo: Perseu Abramo, 2010.
EFEGÊ, Jota. Figuras e Coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Funarte. 2007.
HIRSCHMAN, Albert. De consumidor a cidadão, São Paulo: Brasiliense, 1983.
LOVISOLO, Hugo R. “Mídia, lazer e tédio”. São Paulo: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol. XXV n.2, jul./dez. de 2002.
JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MAGALHÃES, Luis Carlos. Memória da Folia: Uma festa carioca muito maior que o carnaval. Jornal O Dia, 13/11/2007.
MÁXIMO, João. Noel: Uma Biografia. Brasília: Editora da UNB, 1990.
MILANI, C. Capital Social, Participação Política e Desenvolvimento Local: atores da sociedade civil e políticas e desenvolvimento local. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em http://www.adm.ufba.br/capitalsocial/Documentos%20para%20
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNART, 1983.
MUNIZ, Sodré. Samba, o dono do corpo, 2ª ed. Rio de Janeiro: MAUAD. 1998.
PUTNAM, Robert. El Declive Del Capital Social. Barcelona: Galaxia Lutenberg, 2003.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SOUZA, Tárik de. Tem Mais Samba, das raízes à eletrônica. São Paulo: Editora 34, 2003.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. 2ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1975.
______. Pequena História da música Popular. Da Modinha à Lambada. 6a Ed. São Paulo: Art Editora, 1991.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.