EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA E CONCEITOS

  • Ana Cláudia Moraes Leal Felgueiras UNIGRANRIO
  • Angelo dos Santos Siqueira UNIGRANRIO
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNIGRANRIO
  • Rosane Cristina de Oliveira UNIGRANRIO
Palavras-chave: EDH, Diginidade Humana, ONU

Resumo

A luta pela efetivação dos Direitos Humanos encontra na Educação em Direitos Humanos (EDH) sua culminância, constituindo o caminho eficaz para não apenas o conhecimento de dispositivos legais, mas principalmente a internalização da posição da Dignidade da Pessoa Humana como o centro de todo o ordenamento jurídico, devendo sua proteção e promoção ser um papel de todos, em especial do Estado. Essa compreensão naturalmente gera um empoderamento do indivíduo que se percebe como dotado de cidadania, sujeito de direitos, participante de uma Democracia que necessita de sua participação. A Educação em Direitos Humanos deve estar presente, deste modo, em todos os níveis e graus de ensino para que possamos educar nossa população para a construção da cultura da paz. Pois a EDH é essência para que exista uma consciência coletiva e social, participativa, cidadã.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Moraes Leal Felgueiras, UNIGRANRIO

Pesquisadora da Universidade do Grande Rio, professora do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário e professora do ensino superior da Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen. Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio (2018) e graduada em direito pela Universidade Gama Filho (1995).

Angelo dos Santos Siqueira, UNIGRANRIO

Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PEP/COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP. Atualmente é Professor Adjunto da UNIGRANRIO e coordenador de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes.

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNIGRANRIO

Professora da graduação de História da UNIGRANRIO e no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (2006). Bacharel e Licenciada em História pela UERJ (1996), Mestre em História Social da Cultura pela PUC-RJ (1999). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP (2014-2016) (2016-2018).

Rosane Cristina de Oliveira, UNIGRANRIO

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Doutora em Ciências Sociais pela UERJ (2011), Mestre em Ciência Política pela UFRJ (2002) e Graduada em Ciências Sociais pela UFF (1999).

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Publicado
2018-11-29