O PAPEL DE UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE CASO

  • Ana D'Arc Moreira Arcanjo Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF
  • Carlos Alberto Morão Junior Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF
  • Claudia Cerqueira Mármora Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: inclusão, práticas pedagógicas, interação multidisciplinar, TDAH

Resumo

Este artigo refere-se a um estudo de caso envolvendo o atendimento psicológico clínico de uma criança de oito anos, sexo masculino, com diagnóstico prévio de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Buscou-se promover uma discussão sobre as práticas pedagógicas da educação inclusiva e seus efeitos no desenvolvimento escolar, desde o encaminhamento até o tratamento a partir de uma perspectiva de integração multidisciplinar, a qual entende o processo de ensino-aprendizagem como interação entre os estímulos provenientes do meio externo e o cérebro. Com base na análise deste caso, concluiu-se que as práticas inclusivas devem ser incorporadas a partir da colaboração entre as áreas da psicologia, neurociências e educação com um olhar dirigido à maneira de aprender da criança com TDAH.

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Publicado
2018-12-06
Como Citar
D’Arc Moreira Arcanjo, A., Junior, C. A., & Cerqueira Mármora, C. (2018). O PAPEL DE UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE CASO. Revista Augustus, 23(46), 88-101. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2018v23n46p88