INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO NAS DECISÕES ECONÔMICAS DE UNIVERSITÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO EM CARUARU – PE
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que objetivou destacar a importância da educação financeira para a tomada de decisões conscientes e mais responsáveis, que propiciam o desenvolvimento econômico pessoal. A execução deste estudo possibilitou identificar de que forma os alunos do curso de Administração de uma instituição de ensino superior de Caruaru - PE (UNIFAVIP) realizam seu planejamento financeiro. Como resultado, identificou-se uma gestão financeira eficiente e um perfil de consumo consciente por parte dos pesquisados.
Referências
CERBASI, G. Dinheiro: os segredos de quem têm. São Paulo. Editora Gente, 2003.
CERVO, A; BERVIAN, P. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
CRUZ, B.H. da; KROETZ, M.; FÁVERI, D. B. de. Gestão Financeira Pessoal: uma aplicação prática. 2012 In: IX SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em < www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/19116831.pdf>. Acesso em 02 agosto 2018.
D’AQUINO, C. Educação financeira. Como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DIAS, C. O.; ARENAS, N. C. S. ARENAS, M. V. S.SILVA, R.M.P. Perfil de educação financeira dos acadêmicos dos cursos de ciências contábeis, administração e economia de uma instituição federal de ensino superior brasileira. Anais, XVII colóquio internacional de gestão universitária, 2017.
FRANÇA, L. H. de F. P. O envelhecimento populacional e seu reflexo nas organizações: a importância da educação ao longo da vida. Boletim Técnico do Senac, v. 37, n. 2, p. 49-60, 2011. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/193. Acesso em 02 de Agosto de 2018.
FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GITMAN, L. Princípios de Administração Financeira. 10 ed. São Paulo, SP. Pearson, 2004.
HALFED, M. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2006.
HILL, N. Quem pensa enriquece. 1 ed. São Paulo, SP. Fundamento. 2009.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimentos e condições de vida. Rio de Janeiro: 2010. 215 p. Acompanha 1CD-ROM. Disponível: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009/POFpublicacao.pdf. Acesso em 22 de fevereiro de 2017.
LAKATOS, E; MARCONI, M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LIZOTE, S. A. SIMAS, J. de; LANA, J. Finanças Pessoais: um Estudo Envolvendo os Alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. ANAIS. IX Simpósio de excelência gestão em tecnologia, 2012.
NAVARRO, L. Planejamento Estratégico Pessoal 2006. Curso Online de Planejamento Estratégico Pessoal. Disponível em:
PIRES, V. Finanças Pessoais Fundamentos e Dicas. Piracicaba: Ed. Equilíbrio, 2006. 114 p.
RASSIER, L. H. Conquiste sua liberdade financeira: organize suas finanças e faça o seu dinheiro trabalhar para você. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CERETTA, P. S. Nível de Alfabetização Financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? RECADM – Revista Eletrônica de
Ciência Administrativa. Campo Largo, nov. 2013.
ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JORDAN, B. D. Princípios de administração financeira. Tradução: Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi. São Paulo: Editora Atlas, 2009, p. 519.
SILVA, A. J.; PAIXÃO, R. B.; MOTA, F. L. Planejamento financeiro pessoal Uma abordagem sobre as contribuições da administração financeira na gestão dos recursos pessoais. Anais... XXI Congresso Brasileiro de Custos – Natal, RN, Brasil, 17 a 19 de novembro de 2014.
SILVA, M. C.; PELINI, R. R. Educação financeira na gestão das finanças Pessoais e familiar – UTFPR. Revista do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes – UNIGRANRIO. V1, n. 15 2017.
STANLEY, T; DANKO, W. O milionário mora ao lado. 1ª.ed. São Paulo: Manole, 1999.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.