IMAGENS DA FELICIDADE EM TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO
Resumo
As narrativas contemporâneas constroem espaços onde o homem comum é constantemente confrontado com as contradições e transformações da realidade em prol da busca por um espaço verdadeiramente seu, onde imagens iminentes podem possibilitar ao homem comum perder seus referenciais e, ao mesmo tempo, perceber essas marcas de um passado sobre o qual almeja refletir, as relações entre o lugar onde se encontra e quem ele realmente é. Frente a um mundo que avança além de sua capacidade de acompanhá-lo, o indivíduo confronta-se constantemente com as angústias da modernidade, tornando-se ele próprio um ser às avessas no choque com essas transformações. A narrativa africana contemporânea apresenta-se como um misto de tradição e modernidade ou, nas palavras do escritor Moçambicano Mia Couto, de uma modernidade mista de várias tradições. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a obra Terra Sonâmbula, de maneira que o texto aborda a possibilidade da literatura de flagrar esses nuances de esperança, alegria e felicidade.
Referências
APPIAH, K. Anthony. Na casa de meu pai: A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e cultura: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. Tradução Sergio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras Escolhidas, 1).
CAMPOS, Josilene Silva. As Representações Da Guerra Civil e a Construção Da Nação Moçambicana Nos Romances De Mia Couto (1992 – 2000). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, em 2009.
COUTO, Mia. A Varanda do Frangipani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
___________. O Último vôo do Flamingo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
___________. Terra Sonâmbula. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
FONSECA, M.N. S. et CURY, M.Z.F. Mia Couto: espaços ficcionais. Belo horizonte: autêntica, 2008.
LINS, Ronaldo Lima. Nossa amiga feroz. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.
SECCO, Carmem Lucia Tindó Ribeiro. "Mia Couto e a 'incurável doença de sonhar'" In: Sepúlveda, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa. (orgs.) Rio de Janeiro: Yendis, 2000.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.