A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA A CULTURA DIGITAL E FRENTE AS TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: UM BREVE DEBATE
Resumo
A sociedade em rede é composta por sujeitos com características diversas que produzem novas manifestações culturais através das suas interações com o meio. Vimos surgir a cultura digital, fruto das interações dos sujeitos com as TDICs – Tecnologias digitais de informação e comunicação. O presente estudo pretende refletir, a formação docente para a cultura digital e tecnologias integradas a sala de aula e para nortear nossa caminhada, algumas indagações, levantadas por nós, servirão como bússola e problematizarão nosso estudo, são elas: (i) Qual o papel da cultura digital na educação? (ii) Como a integração das tecnologias em sala de aula influenciam os processos formativos? (iii) Como se dá a formação docente frente a cultura digital e a inserção das tecnologias em sala de aula?. Nossa pesquisa teve como metodologia central o levantamento bibliográfico e a pesquisa qualitativa que a partir das discussões promovidas nas obras de Cavalcante, Marques e Leandro (2021), Castells (2005), Lima e Loureiro (2018), Rüdiger, (2013), Lima (2004), dentre outros, com a finalidade de adquirimos a base teórica para legitimar nossas reflexões. Nosso estudo está alinhado ao ODS 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU, 2020), mais precisamente ao subitem 4.4.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.