A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA A CULTURA DIGITAL E FRENTE AS TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: UM BREVE DEBATE

  • Julio Cezar Oliveira Cavalcante UNISUAM
  • Kátia Eliane Santos Avelar UNISUAM
Palavras-chave: 1. Formação docente; 2. Cultura digital; 3. Tecnologias educacionais.

Resumo

A sociedade em rede é composta por sujeitos com características diversas que produzem novas manifestações culturais através das suas interações com o meio. Vimos surgir a cultura digital, fruto das interações dos sujeitos com as TDICs – Tecnologias digitais de informação e comunicação. O presente estudo pretende refletir, a formação docente para a cultura digital e tecnologias integradas a sala de aula e para nortear nossa caminhada, algumas indagações, levantadas por nós, servirão como bússola e problematizarão nosso estudo, são elas: (i) Qual o papel da cultura digital na educação? (ii) Como a integração das tecnologias em sala de aula influenciam os processos formativos? (iii) Como se dá a formação docente frente a cultura digital e a inserção das tecnologias em sala de aula?. Nossa pesquisa teve como metodologia central o levantamento bibliográfico e a pesquisa qualitativa que a partir das discussões promovidas nas obras de Cavalcante, Marques e Leandro (2021), Castells (2005), Lima e Loureiro (2018), Rüdiger, (2013), Lima (2004), dentre outros, com a finalidade de adquirimos a base teórica para legitimar nossas reflexões. Nosso estudo está alinhado ao ODS 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU, 2020), mais precisamente ao subitem 4.4.

Publicado
2023-09-11
Como Citar
Cavalcante, J. C. O., & Avelar, K. E. S. (2023). A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA A CULTURA DIGITAL E FRENTE AS TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: UM BREVE DEBATE. Revista Augustus, 59(32), 249-258. https://doi.org/https://doi.org/10.15202/1981896.2023v32n59p249
Seção
Artigos em fluxo contínuo

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>