O PAPEL DOS ENFERMEIROS NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Trata-se de uma revisão integrativa sobre a atuação dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde em relação à detecção precoce do câncer do colo do útero. Método: Foram realizadas buscas na base de dados Google Acadêmico com os descritores “diagnóstico precoce do câncer”, “neoplasias do colo do útero” ou “câncer de colo uterino” ou “câncer do colo do útero”, “enfermeiros” e “Atenção Primária à Saúde”. Foram incluídos artigos originais, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2013 a 2023, que abordavam o tema pesquisado e permitisse acesso integral ao conteúdo do estudo. Foram excluídos artigos de revisão, artigos de reflexão, cartas ao editor, diretrizes, meta-análises e resumos. Realizadas as buscas e aplicados os critérios de inclusão e exclusão, 15 artigos foram selecionados para esta revisão. Os estudos encontrados apontam questões importantes, como a necessidade de enfermeiros capacitados para a realização do exame preventivo e consultas que possam ir além do paradigma biomédico e da medicalização, buscando uma compreensão da realidade pelo olhar das múltiplas facetas dessa doença. Destacam-se, também, a falta de adesão das mulheres ao tratamento, por razões diversas, como relacionamento conjugal, timidez e falta de conhecimento, infraestrutura precária e falta de recursos materiais para realização do exame preventivo. Por outro lado, mostrou-se a importância do vínculo do enfermeiro com as mulheres.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.