A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO EFETIVA DA SUSTENTABILIDADE CIDADÃ LOCAL
Resumo
O presente estudo tem por objetivo debater teoricamente a importância da gestão estratégica da comunicação nas Instituições de Ensino como um caminho para a construção efetiva da sustentabilidade cidadã na sociedade. Como metodologia de pesquisa foi construída uma revisão de literatura explicativa e discursiva, com abordagem qualitativa e característica exploratória delineada como bibliográfica, com abordagem fenomenológica e hermenêutica, que visa utilizar o diálogo teórico para interpretar e defender o tema. A base de dados utilizada inicialmente foi a plataforma Google Acadêmico e o o portal Scopus da plataforma periódicos Capes, como fonte, digitando os seguintes descritores de busca: Sustentabilidade AND Organizações AND Educacionais. Os dados foram coletados durante os meses de maio e junho de 2022. Foi construído um roteiro de discussão, partindo do surgimento do conceito de sustentabilidade e da sua importância no contexto organizacional, em seguida, são apresentadas pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema. É abordado então, o papel das instituições de ensino na construção da consciência ambiental local. Por fim, o debate se direciona para a importância da gestão estratégica da comunicação como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável dessas organizações. Como resultado verificou-se que instituições de ensino precisam tomar a sustentabilidade como tema central buscando capacitar e formar professores e servidores com habilidades, atitudes, conceitos, ideias e valores ambientalmente responsáveis e contribuindo efetivamente para a formação de cidadãos sustentáveis. Isso significa potencializar estudantes para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora voltada para inovação local sem danos ambientais, para isso o foco do ensino deve ser mais didático que operacional. O desafio então é gerenciar a capacitação dos profissionais da educação e desenvolver uma política transformadora na prática, a partir de uma gestão integrada e participativa.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.