ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA: A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL SUL-MATO-GROSSENSE
Resumo
É importante destacar que há a necessidade imperiosa de as empresas atuarem de forma responsável e cidadã, não se limitando apenas aos cuidados previstos com relação às licenças previstas em órgãos regulatórios para seu funcionamento, como também em se preocupar com todos os agentes que estiverem envolvidos ou interessados nas atividades. Sobre esta temática, este artigo discute a importância da governança corporativa no desenvolvimento empresarial sul-mato-grossense com vistas à implantação da Rota Bioceânica. Para tanto, objetiva-se um panorama sobre conhecimento em governança corporativa a fim de influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor; e, que possam servir de subsídios teóricos para a implantação da Rota. Neste contexto, esta pesquisa em andamento aborda a esfera de atuação das organizações no mundo atual, sendo relevante destacar o aumento significativo dos desafios sociais e ambientais sejam eles globais, regionais ou locais. Desta forma, pretende-se realizar uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental a partir de uma abordagem qualitativa do material encontrado. Importante salientar que esta pesquisa relaciona-se ao Observatório interdisciplinar ligado à Universidade Católica Dom Bosco e à Rede de Pesquisas de Universidades – UniRila e tem como focalização oferecer um espaço de estudo, pesquisa, organização, difusão de conhecimentos e aplicação dos mais distintos temas a fim de oferecer substratos às ações de interesse público e privado, com vistas à implantação da Rota Bioceânica. Como resultados preliminares, é de suma importância que o estado do MS esteja preparado para uma gestão corporativa e assim possibilitar a estimulação do comércio regional, o aprofundamento das relações de integração entre os quatro países e o fomento do turismo cultural.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.