DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA NO PARÁ: CAUSAS, IMPACTOS E MEDIDAS DE MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS
Resumo
Apesar da sua relevância e importância ambiental, a floresta amazônica em específico a Amazônia Legal vem sofrendo com altos índices de desmatamento e que devido a diversos fatores pode ser mais frequente em algumas regiões do que em outras. Diversos estudos apontam que o Pará é o estado que tem o maior índice de desmatamento na Amazônia Legal, isso devido ao fato do estado comportar uma grande extensão da floresta amazônica que contribui para: a redistribuição de terras e reforma agrária; preços agrícolas dos produtos comercializados e extração de madeira ilegal. Entretanto, estes fatores, além de elevar os índices de desmatamento no Pará, também se configuram em conflitos contínuos entre setores públicos e privados. O presente trabalho teve por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica de revisão sobre o desmatamento da floresta amazônica no estado do Pará, a fim de identificar as suas principais causas, impactos ambientais e medidas de manejo ambientalmente adequadas dos recursos naturais. A pesquisa bibliográfica foi realizada por intermédio da leitura de artigos e revistas científicas, teses de mestrado e trabalhos de conclusão de curso, além de sites governamentais específicos pertinentes ao tema proposto, para tanto, foram utilizados como fonte de pesquisa os bancos de dados: Google acadêmico e Scielo Brasil. As principais causas do desmatamento são: densidade populacional; crescimento econômico; e exploração ilegal de recursos naturais e alguns estados como Tocantins, Maranhão e Rondônia já desmataram praticamente todas as suas florestas.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que se declaram responsáveis por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Augustus de quaisquer pendências envolvendo suas publicações. A cessão de direitos autorais não acarretará em nenhuma espécie de ônus para a revista.
Os autores de trabalhos aprovados declaram a originalidade, o ineditismo e a atualidade de todo o conteúdo do artigo, mediante a apresentação da referência completa de todas as fontes utilizadas no texto e transferem para a Revista Augustus o direito de normalização, edição e publicação do artigo, de modo inédito e exclusivo por nenhum outro meio. Caso seja verificada a quebra de exclusividade, a submissão será arquivada e os autores serão impedidos de publicar novamente na revista por 5 (cinco) anos, sem prejuízo das ações cíveis/penais previstas em lei.
O autor tem plena ciência de que: a) a submissão poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Augustus não considere pertinente a publicação, por quaisquer motivos, devidamente fundamentados; b) os editores reservam-se o direito de modificar o texto da submissão - sem alteração de conteúdo - para normalizá-lo e adaptá-lo às normas de publicação.É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Augustus, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.