ANALISANDO A PROPOSTA DE ALOCAÇÃO DE DEPÓSITOS DA MAGAZINE LUIZA VIA P-MEDIANAS
Resumo
A empresa Magazine Luiza (Magalu) vem se reinventando continuamente desde 2009, passando de uma empresa com resultados ruins à “queridinha” da bolsa. Essa transformação ocorreu quando a empresa passou a utilizar as diversas estratégias da ciência de dados, como previsão de demanda, análise de itens frequentes, entre outros. Em 2016, a Magalu apresentou a ideia de reformular suas lojas físicas de modo que todas passassem a ser depósitos, para que fosse possível agilizar a entrega dos produtos adquiridos em sua plataforma de e-commerce. A proposta iniciada em 2016 ainda está sendo discutida agora em 2021, uma vez que também se fazia necessário a abertura de novas lojas físicas, dado que o contingente de lojas físicas abertas não atenderia, como deposito, de forma significativa o volume de vendas do e-commerce. Uma vez que o cenário atual mudou e novas lojas foram abertas, este trabalho visa analisar se seria realmente necessário adicionar depósitos a todas as lojas e, se não, qual seria o impacto de diferentes subconjuntos de lojas com deposito, em relação a redução das distâncias de entrega. Para fazer essa análise, foi utilizada uma representação geográfica do município do Rio de Janeiro, restringindo o escopo da pergunta de pesquisa, e um modelo de programação inteira para resolução problema da p-mediana. Os resultados levaram a análise de diversos cenários o que permitiu uma boa visão do impacto da proposta na cidade do Rio de Janeiro.