A METODOLOGIA DE EAD NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEMDOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO SUPERIOR

  • Vania Rodrigues
  • Fatima Soler

Resumo

Uma das discussões mais pertinentes da atualidade é a educação inclusiva, que através
de uma perspectiva cognitiva e sócia emocional, visa a inserção de todo e qualquer indivíduo na sociedade vigente, exercendo plenamente sua cidadania. Como incluídos,
inserem-se os pertencentes às classes menos favorecidas, as classes discriminadas, bem
como os portadores de alguma deficiência. Neste estudo, dedicar-se-á especial atenção
a inclusão dos portadores de Deficiência Auditiva nas aulas de EaD no Ensino Superior.
Para tanto, analisar-se-á a legislação que ampara esta inclusão e o que é necessário para
que a mesma ocorra satisfatoriamente, levando em consideração as necessidades especiais de cada indivíduo. Neste contexto, metodologia, formação profissional específica
e adequações estruturais são fundamentais para que o portador de deficiência auditiva
não seja apenas incluído, mas que essencialmente tenha todas as suas potencialidades
contempladas. Uma vez que o processo de inclusão ainda é recente e possui inúmeras
ressalvas em sua implementação, torna-se necessário, portanto, um diagnóstico constante, que verifique se os reais objetivos são alcançados e se a clientela tem sido atendida.

Publicado
2020-07-24
Seção
Interdisciplinares