A AVALIAÇÃO FORMATIVA A FAVOR DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO

  • Júlia Tadeu Silva dos Santos e Paula
  • Daniel José da Silva Vicente
  • Gabriela Ferreira Dias
Palavras-chave: avaliação formativa; aprendizagem; processo.

Resumo

RESUMO:

O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de avaliação que favoreça as aprendizagens discentes, simultaneamente em que permite aos docentes a regulação do ensino. Tendo como resultado uma aprendizagem do educando, em que o contexto e a vivência dos alunos sejam valorizados. Nesse sentido, verifica-se na Avaliação formativa fatores que possibilitam o dinamismo da aprendizagem que se deseja atingir.

A Concepção Formativa é uma ferramenta pautada nos processos, que visam corrigir falhas que levem a superação das dificuldades, oportunizando ao professor, juntamente com o aluno, refletirem sobre o mesmo objeto de estudo.

Entretanto não se deve desconsiderar a importância quantitativa da avaliação, mas, ao enfatizar números e conceitos, está se “reproduzindo” um ensino reprodutivista e não participativo.

Neste sentido, a concepção formativa se coloca a favor do processo ensino aprendizagem, em contraposição à concepção tradicional, por visar o aprimoramento das aprendizagens em etapas e não no resultado final.

 

Publicado
2021-01-06
Seção
Interdisciplinares