COMPARABILIDADE E ANÁLISE DO DISCLOSURE DA NBC TG 25 EM EMPRESAS LISTADAS NA B3

Palavras-chave: Provisão; passivo contingente; ativo contingente.

Resumo

Com o mundo cada vez mais globalizado e a interação entre as companhias ao redor do mundo as empresas precisaram se adaptar para que houvesse certo padrão não só nas demonstrações contábeis, mas em todo o setor econômico. A pesquisa desenvolvida nesse trabalho tem como base especificamente a NBC TG 25 que trata das provisões e passivos e ativos contingentes. O presente trabalho objetivou analisar empresas listadas na B3, separadas pelos níveis 1 e 2 de Governança Corporativa e Novo Mercado acerca do disclosure de informações relacionadas ao NBC TG 25 que foram disponibilizadas por essas companhias. Foram analisadas então 221 empresas divididas entre os três níveis de governança da seguinte forma - 21 do 2° Nível, 27 do 1° Nível e 173 de Novo Mercado, onde, de acordo com as métricas estabelecidas, caso os itens fiquem entre 0,8 e 1 serão considerados com um alto nível de Disclosure, entre 0,59 e 0,79 médio nível de Disclosure e menor que 0,59 um baixo nível de Disclosure. Sendo assim, este trabalho, uma pesquisa bibliográfica, documental e descritiva. De acordo com a análise dos resultados efetuada pôde-se observar que, entre os quesitos analisados as empresas do Nível 2 de Governança Corporativa e de Novo Mercado apresentaram média 0,65, já as empresas caracterizadas como 1° Nível de Governança foi o único grupo que obteve média diferente dos demais embora muito próxima, ficando com 0,60. De maneira geral concluiu-se que as empresas possuíram o mesmo nível de precisão em relação ao Disclosure dos aspectos relacionados ao NBC TG 25, entretanto se diferenciando entre si nos itens específicos que compõem a pesquisa, mostrando assim certa diferença entre os grupos.

Biografia do Autor

Marcelo Rabelo Henrique, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Finanças (2021-2023) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Doutor em Administração de Negócios (2019) pela Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas - ESEADE- Título Validado pela Universidade Federal de Goiás, MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão (2010) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Ciências Contábeis (2008) e Pós Graduado em Avaliações Pericias (2004) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Atualmente é Docente da Unifesp, Strong Business School e Unip nas Disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Professor de Pós Graduação - Disciplina de Gestão de Tributos, Strong/FGV. Revisor de Periódicos sendo: Revista de Evidenciação Contábil & Finanças, Revista Espacio Abierto - Cuaderno Venezolano de Sociología, Revista UNEMAT de Contabilidade, Revista de Gestão e Sociedade, Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, Contribuiciones a Las Ciências Sociales, Journal of Economics Finance and Administrative Science e Revista da Micro e Pequena Empresa do Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Avaliador e Moderador de Congressos sendo: Congresso de Contabilidade e de Iniciação da USP, Congresso Semead da USP, Congresso de Contabilidade da UFPB, ICMA/COGECONT e Congresso ANPCONT. Autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora Intersaberes. Fundador da Mrhenrique Assessoria Contábil e Avaliações Periciais Ltda. Perito Judicial em Varas Federais da Comarca de São Paulo. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributário, mercado de capitais, perícia contábil e finanças.

Hiago Carvalho Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduado em Ciências Contábeis.

Sandro Braz Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutor em Administração de Empresas (2018) com foco em Finanças Corporativas, na Universidade Prebisteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Ciências Contábeis (2008) com pesquisa em Contabilidade e Orçamento Governamental, pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Jales (1999). Atualmente docente universitário na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), na UNIFAI (Centro Universitário Assunção) e eventualmente na pós-graduação Lato Sensu de Controlaodria, de Financas Corporativas e de Contabilidade IFRS, na FECAP. Como docente atuou na Graduação em SP, MG e MS; em Pós-graduação em SP, MG, MS e AM em disciplinas voltadas à Contabilidade, Análise de Demonstrações Contábil-Financeiras e, Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controladoria e Auditoria Governamental. Autor de conteúdos didáticos em EaD relativos à Contabilidade Financeira/Societária em geral e Orçamento e Finanças Públicas, além de Professor de cursinhos para Exame de Suficiência em Contabilidade.Tem experiência em Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controladoria e Auditoria Governamental. Pesquisas com foco: Contabilidade, Orçamento, Controladoria e Auditoria Governamental; Contabilidade Societária; Análise de Indicadores de Relatórios Contábil-Financeiros de empresas; Ensino Superior.

Antonio Saporito, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Universidade de São Paulo - FEAUSP (2005), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP(1989) e Graduado em Administração pela (FEAUSP /1978). Atualmente professor associado I da EPPEN - UNIFESP, Campus Osasco, Professor convidado para cursos de MBA da FGV Manegement, avaliador de cursos de graduação cadastrado no sistema e-MEC e consultor adhoc da Revista Contabilidade e Finanças da FEA USP, da Revista Contabilidade Vista e Revista da UFMG, da Revista Brasileira de Gestão de Negócios e da Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C. da UFPR. Consultor de empresas, de treinamento e das Câmaras Brasil Alemanha e Brasil França de comércio. Autor dos Livros Análise e Estrutura das Demonstrações Contábeis (2015) e Contabilidade Geral: Fundamentos e prática do raciocínio contábil (2017), ambos publicados pela Editora Intersaberes. Ex Diretor Acadêmico e Coordenador do curso de Ciências Contábeis de diversas instituições de nível superior. Ex diretor de cursos da Associação Brasileira de Analistas do Mercado de Capitais (ABAMEC, atual APIMEC). Experiência profissional superior a 25 anos dedicados principalmente às áreas de análise de investimento e de crédito, além de consultorias para implantação de sistemas e treinamento.

Publicado
2024-07-22
Seção
Interdisciplinares