ASSESSMENT BY MEANS OF TEAM BASED LEARNING IN PERCEPTION OF STUDENTS

a criteria design for assessment proposal

  • MARIA CRISTINA TOMMASO Cristina Tommaso Centro Universitário de Volta Redonda
  • CLAUDIA YAMADA UTAGAWA Centro Universitário de Volta Redonda
  • BRUNA CASIRAGHI Centro Universitário de Volta Redonda
Palavras-chave: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO, TEAM-BASED LEARNING

Resumo

A aprendizagem ativa tem proposto uma atitude participativa, de solução de problemas e de projetos que dêem oportunidades de construção de aprendizagem. As metodologias ativas de aprendizagem tem em seu eixo básico na transformação ação-reação-ação e vantagens da educação continuada, da independência e da responsabilidade, permite a integração biopsicossocial e prepare para o trabalho em equipe. Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) é uma variedade da prática de aprendizagem planejada e definida por etapas que está baseada no “um com o outro” com objetivo de fortalecer os efeitos instrucionais. Este estudo pretendeu investigar como ABE pode ser um meio de avaliação (prova) e como os estudantes envolvidos na proposta perceberam a atividade. Sessenta e nove estudantes foram submetidos a uma prova por meio da ABE sendo que mais de oitenta por cento deles afirmaram que gostariam de ser avaliados novamente por meio do método ABE. Seus comentários foram analisados à luz da teoria da análise de discurso e categorizados em catorze palavras que mostraram como os estudantes perceberam a atividade. Os resultados demonstram que ABE pode ser um interessante método de avaliação uma vez que encoraja o desenvolvimento de muitos aspectos da vida diária de relação como trabalhar em equipe e resolver problemas.

Biografia do Autor

CLAUDIA YAMADA UTAGAWA, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências no Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociência do Instituto de Bioquímica Médica/ CCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem especialização em Pediatria e Genética Clínica pelo Instituto da Criança - HCFMUSP. Foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (2006 - 2007), Pró-reitora Acadêmica (2007-2013) do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atualmente é Reitora do UniFOA.

BRUNA CASIRAGHI, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Educação - Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIFOA e em Psicologia Jurídica pela UCAM, possui graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Formada no Programa de Enriquecimento Instrumental níveis 1 e 2. Atualmente trabalha no Centro Universitário Volta Redonda no Setor Pedagógico Institucional 

Publicado
2020-04-17
Seção
Artigos