ASSESSMENT BY MEANS OF TEAM BASED LEARNING IN PERCEPTION OF STUDENTS
a criteria design for assessment proposal
Resumo
A aprendizagem ativa tem proposto uma atitude participativa, de solução de problemas e de projetos que dêem oportunidades de construção de aprendizagem. As metodologias ativas de aprendizagem tem em seu eixo básico na transformação ação-reação-ação e vantagens da educação continuada, da independência e da responsabilidade, permite a integração biopsicossocial e prepare para o trabalho em equipe. Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) é uma variedade da prática de aprendizagem planejada e definida por etapas que está baseada no “um com o outro” com objetivo de fortalecer os efeitos instrucionais. Este estudo pretendeu investigar como ABE pode ser um meio de avaliação (prova) e como os estudantes envolvidos na proposta perceberam a atividade. Sessenta e nove estudantes foram submetidos a uma prova por meio da ABE sendo que mais de oitenta por cento deles afirmaram que gostariam de ser avaliados novamente por meio do método ABE. Seus comentários foram analisados à luz da teoria da análise de discurso e categorizados em catorze palavras que mostraram como os estudantes perceberam a atividade. Os resultados demonstram que ABE pode ser um interessante método de avaliação uma vez que encoraja o desenvolvimento de muitos aspectos da vida diária de relação como trabalhar em equipe e resolver problemas.