PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

  • Mairlos Parra Navarro USJT
Palavras-chave: Metodologias Ativas de Aprendizagem. Atividades de Ensino e Aprendizagem, Resultado Esperado da Aprendizagem, Engajamento de Estudantes. Educação em Nível Superior

Resumo

Metodologias ativas de aprendizagem designam uma grande variedade de atividades educacionais que podem ter características muito distintas entre si, apresentando diferenças desde os objetivos de aprendizagem até sua execução em sala de aula. Esta diversidade é interessante, pois permite a aplicação dessas metodologias em situações que atendem finalidades diferentes, mas, por outro lado, pode gerar dúvidas quando educadores precisam escolher quais metodologias estão mais alinhadas às necessidades de determinada turma de alunos. Neste trabalho são propostos indicadores e métricas para classificação dessas metodologias, permitindo melhor entendimento de cada uma delas, sua aplicação e possíveis resultados obtidos. A classificação apresentada se propõe a atender uma ampla gama de metodologias ativas de aprendizagem e para isso são apresentados também alguns exemplos dessas metodologias e sua classificação.

Publicado
2020-04-17
Seção
Artigos