Agenda 2030 da ONU: desafios e perspectivas vol.1

  • Maria Geralda de Miranda UNISUAM
  • Patrícia Maria Dusek UNISUAM
  • Claudia de Freitas Lopes Costa UNISUAM
  • Katia Eliane Santos Avelar UNISUAM
  • Patrícia dos Santos Vigário UNISUAM
  • Denise Moraes do Nascimento Vieira UNISUAM
  • Bruno Matos de Farias UNISUAM
Palavras-chave: ONU, desenvolvimento, agenda2030, sustentável

Resumo

É com satisfação que apresentamos os Anais do I Simpósio Internacional Agenda 2030 da Organização das nações Unidas (ONU), realizado nos dia 16, 17 e 18 de junho de 2021,  cujos objetivos foram: reunir pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais para discutir estudos, pesquisas, projetos e produtos voltados para o desenvolvimento sustentável; comemorar os 15 anos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (PPGDL-UNISUAM) e, ainda, possibilitar a reflexão de seus pesquisadores (e de outros pesquisadores de programas de outras instituições) acerca de pesquisas, iniciativas e atividades conjuntas visando ao fortalecimento das instituições, da pesquisa científica, da inovação, e dos próprios programas.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Busca fortalecer a paz universal com mais liberdade e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável (ONU, 2015). Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas que integram a Agenda 2030 estimulam a ação de Estados, instituições e cidadãos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.

O PPGDL-UNISUAM completou 15 anos de muito trabalho em suas três linhas de pesquisa: Estado, Sociedade e Desenvolvimento, Cadeias Produtivas Sustentáveis, e Gestão da Inovação e Empreendedorismo. A comemoração não poderia ser de outra forma, senão por meio do movimento de olhar para fora e convidar os pares para pensar e concretizar parcerias em torno de pesquisa e ações, visando à melhoria na área produtiva, nas políticas públicas e no empreendedorismo e na inovação.

Os eventos foram realizados na modalidade online, com apresentações de palestras em mesas-redondas (disponíveis no canal do Youtube da UNISUAM). Estes Anais buscaram reunir todas as discussões no âmbito do evento, apresentações de comunicações orais e resumos de produtos técnicos e/ou tecnológicos. Agradecemos a participação de todos que enviaram os seus textos.

 

Maria Geralda de Miranda

Coordenação Executiva do evento

Publicado
2021-11-25
Seção
EDIÇÃO COMPLETA