ELABORAÇÃO DE UM AUDIOVISUAL SOBRE AS AÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE VOLTADOS AO PORTADOR DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

  • Isabele Cristina Granadeiro de Medeiros Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE), Petrópolis, RJ, Brasil
  • Glauce Maria Nunes de Araujo Centro Universitário Augusto Motta
  • Marcus Vinicius Gemelli Minucci Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Eliane Dantas Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Abstract

A Esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, que afeta os neurônios motores superiores e inferiores. Esta doença genética é progressiva e debilitante exigindo acompanhamento multiprofissional constante, tanto para o paciente, quanto para seus cuidadores. Portadores de ELA tem comprometimento motor, que invariavelmente progride para o óbito decorrente de falência respiratória. Através da educação em saúde é possível traçar estratégias, junto com a equipe multiprofissional, para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. O objetivo desse trabalho foi elaborar um audiovisual com orientações para os familiares e/ou cuidadores de como ajudar os portadores de ELA. O método utilizado teve como base o desenvolvimento de uma construção audiovisual com as seguintes etapas: elaboração do argumento para produção, roteiro/criação, captação de imagens e decupagem/ edição final do audiovisual. Obteve-se como o resultado um audiovisual de 10 minutos e 50 segundos abordando sobre os cuidados prestados ao portador. Acredita-se que o presente estudo poderá contribuir para o conhecimento dos profissionais de saúde e cuidadores e/ou familiares, sendo disponibilizado para as unidades de atenção básica, ambulatório e quaisquer locais que tenham porta de entrada para os cuidadores de ELA.

Author Biographies

Isabele Cristina Granadeiro de Medeiros, Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE), Petrópolis, RJ, Brasil

Graduanda em Enfermagem, Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE), Petrópolis, RJ, Brasil.

Glauce Maria Nunes de Araujo, Centro Universitário Augusto Motta

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM); Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE).

Marcus Vinicius Gemelli Minucci, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP); Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Eliane Dantas Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP); Faculdade Arthur de Sá Earp (FASE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Published
2019-09-24
Section
ARTIGOS