A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SOB O TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE

  • Meline Melegario Lima Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Patricia Maria Dusek Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Abstract

Este artigo tem como objetivo traçar uma análise estruturada dos impactos da Quarta Revolução Industrial para a sociedade nas próximas décadas, associando-os aos pilares do desenvolvimento sustentável. Adicionalmente, a conjuntura atual foi relacionada com perspectivas futuras, que podem gerar tanto um ciclo de benefícios como também de grandes desafios no que diz respeito aos aspectos econômico, ambiental e social. As novas tecnologias e seus impactos viabilizam o surgimento de novos modelos de negócios, reformulam sistemas de produção, consumo, transporte e lazer, por isso esse fenômeno foi estudado à luz da metodologia proposta, visando uma compreensão bem fundamentada e um entendimento assertivo sobre o tema analisado.

Author Biographies

Meline Melegario Lima, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, PPGDL, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pós doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Patricia Maria Dusek, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pós doutora em Justiça Constitucional pela Università di Pisa. Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Kátia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Published
2019-09-24
Section
ARTIGOS