INFLUÊNCIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO DA SALA DE AULA PARA A MELHOR INSERÇÃO DOS ALUNOS NAS CARREIRAS DO CURSO DE DIREITO

  • Monique da Silva de Abreu Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rosana Fernandes de Almeida Quintino Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho do Rio de Janeiro, RJ.

Abstract

Esse artigo traz para a reflexão a maior aplicação da ergonomia como fator de motivação e transformação de comportamentos trazidos da educação doméstica e escolar dos níveis básico e médio, incompatíveis com as profissões escolhidas. Trata-se de uma nova visão dos ambientes construídos das salas de aula para que se assemelhem, ao máximo, aos ambientes profissionais que serão experimentados pelos universitários em suas carreiras profissionais futuras. Este novo modelo de ambiente construído para salas de aula nas Universidades, ao mesmo tempo em que facilita a mudança de comportamentos da fase adolescente para a adulta, ajuda na fixação dos conteúdos curriculares ministrados com procedimentos cotidianos, voltados para a prática profissional. Para tanto, da forma resumida que este ensaio comporta, faz-se menção às definições e observações de autores que já evidenciaram a deficiência do modelo tradicional de educação, onde o professor tem como único recurso o material didático, privado que está da maior dimensão que pode ser assumida pelo ambiente da sala de aula. Outros autores foram trazidos para ilustrar o importante papel da ergonomia na preparação do homem para o trabalho.

Author Biographies

Monique da Silva de Abreu, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, PPGDL. Docente do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rosana Fernandes de Almeida Quintino, Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho do Rio de Janeiro, RJ.

Mestre em Gestão do Trabalho para a qualidade do ambiente construído. Consultora Jurídica da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho do Rio de Janeiro, RJ.

Published
2019-09-24
Section
ARTIGOS