BIBLIOTECAS DA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX: MEMÓRIA E HISTÓRIA

  • Raquel da Costa Apolaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ
  • Kuézia Apolaro do Nascimento Universidade Federal do Pará, UFPA

Resumo

O objetivo neste artigo é traçar um breve panorama das principais iniciativas referentes à criação de Bibliotecas Populares na Província do Rio de Janeiro no século XIX, assim como seus principais idealizadores por meio de um estudo histórico-documental dos Relatórios endereçados à Assembleia Legislativa Provincial do Rio de Janeiro. Recupera informações julgadas relevantes sobre a criação das bibliotecas públicas localizadas nesta Província. Serão apresentados os documentos referentes à criação das bibliotecas públicas, identificar os principais objetivos que impulsionaram a sua criação, entender o processo de planejamento, estrutura e funcionamento das bibliotecas.

Biografia do Autor

Raquel da Costa Apolaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, UCP. Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.

Kuézia Apolaro do Nascimento, Universidade Federal do Pará, UFPA

Especialista em Administração e Gestão do Conhecimento (UNINTER). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (UAB/UFF). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Publicado
2018-12-19
Seção
ARTIGOS