ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA TUTORIA DE MATEMÁTICA BÁSICA OFERTADA PELO PET CONEXÕES DE SABERES NA UFRRJ – INSTITUTO TRÊS RIOS

  • Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Aline de Souza Vicente Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Programa de Educação Tutorial
  • Lazaro da Cruz de-Paula-Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Programa de Educação Tutorial

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os impactos de uma tutoria de matemática básica na UFRRJ – Instituto de Três Rios ofertada pelo Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes. Tendo em vista que as disciplinas de cálculo ou disciplinas que se constituem em grande parte de exatas são as matérias que mais reprovam no ensino superior, no qual são notáveis as elevadas taxas de reprovação dentro do campus. Fez-se necessário um curso para formação e/ou estruturação de uma base de conhecimento sobre matemática, de maneira a dar assistência aos alunos, para que possam obter melhores resultados e a consequentemente diminua-se o índice de reprovações em disciplinas equivalentes. A Tutoria foi aberta ao público discente de todos os cursos presentes na UFRRJ – Instituto Três Rios, e as matérias abordadas levavam em conta a Base Nacional Comum Curricular do MEC. Com o intuito de analisar o desempenho dos alunos, aplicaram-se provas (uma no começo e uma no final da tutoria), onde foram percebidos resultados como uma melhoria superior a 70% no desempenho dos alunos. Em síntese, a oferta da Tutoria de Matemática foi de grande contribuição para os discentes que participaram, assim como para a manutenção da taxa de reprovação do instituto, trazendo com a oferta a garantia de bons resultados. Ademais, recomenda-se a replicação deste projeto de tutoria em outras universidades com alta taxa de reprovação em disciplinas contendo matemática.

Biografia do Autor

Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bióloga, Mestre e Doutora em Agronomia, Ciência do Solo, UFRRJ. Professora Associada do Departamento de Ciências do Meio Ambiente e do PPGPDS/UFRRJ.

Aline de Souza Vicente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Programa de Educação Tutorial

Graduanda em Economia/UFRRJ PET Conexões de Saberes por uma Formação Integradora e Cidadã no campus de Três Rios.

Lazaro da Cruz de-Paula-Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Programa de Educação Tutorial

Graduando em Gestão Ambiental/UFRRJ PET Conexões de Saberes por uma Formação Integradora e Cidadã no campus de Três Rios.

Publicado
2018-12-19
Seção
ARTIGOS