DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA GELEIA DE CENOURA ACRESCIDA DE LIMÃO TAHITI E DA CASCA DA LARANJA PERA

  • Carla Priscila Silva Tavares de Lemos Centro Universitário Augusto Motta
  • Laíza Nunes Pereira Nunes Pereira Centro Universitário Augusto Motta
  • Janaína Santos Araújo da Silva Centro Universitário Augusto Motta
  • Eliane de Souza Paiva Centro Universitário Augusto Motta
  • Mariana Catta Preta Caiado Pereira Centro Universitário Augusto Motta
Palavras-chave: Fibras. Frutas. Açúcar.

Resumo

A geleia é um tipo de doce de fruta que não contém toda a polpa de semente de fruta e tem um aspecto semitransparente e uma consistência gelatinosa, devida à pectina das frutas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma geleia de frutas com matriz composta de cenoura, limão tahiti, casca da laranja pera e açúcar demerara, sem adição de conservantes e aromatizantes, promovendo benefícios para a saúde por ser um produto natural e por ser uma geleia em que foi utilizado integralmente os alimentos, devido ao uso das cascas da laranja, do limão e usou-se a cenoura com sua casca, aproveitando-a em sua forma completa. O desenvolvimento da geleia envolveu desde a fabricação com a utilização da matéria-prima e utensílios no laboratório da Instituição de Ensino, Centro Universitário Augusto Motta, ao controle de qualidade microbiológico, realizado em laboratório privado, MICRAL - Laboratório de Análises de Alimentos. Os resultados da análise microbiológica apresentaram ausência do microorganismo Salmonella em 25g nas condições-teste, a determinação de aeróbios mesófilos, verificou-se ausência em 1g nas condições-teste e em relação a bolores e leveduras, os resultados apresentados foram ausência em 1g dos microorganismos pesquisados. Com relação à comparação nutricional com as outras geleias, esta apresentou níveis maiores de proteínas e fibras em comparação com as encontradas no mercado. Concluiu-se que a geleia desenvolvida atendeu aos padrões microbiológicos vigentes dentro dos limites permitidos pela Resolução RDC n° 12/2001. Foi possível desenvolver uma geleia com as características sensoriais adequadas e com um aproveitamento integral dos ingredientes utilizados.

Biografia do Autor

Laíza Nunes Pereira Nunes Pereira, Centro Universitário Augusto Motta

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, Brasil.

Janaína Santos Araújo da Silva, Centro Universitário Augusto Motta

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, Brasil.

Eliane de Souza Paiva, Centro Universitário Augusto Motta

Mestre em Ciências e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mariana Catta Preta Caiado Pereira, Centro Universitário Augusto Motta

Doutora em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
2018-09-28
Seção
ARTIGOS