APRENDIZAGEM ATIVA COM USO DE IMPRESSÃO TRIDIMENSIONAL NO CURSO DE ENGENHARIA

  • Bárbara Martins Florez Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
  • Guilherme Wolf Lebrão Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
  • Susana Marraccini Giampietri Lebrão Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
Palavras-chave: Aprendizagem ativa, Impressão 3D, Ensino superior, Educação em Engenharia

Resumo

O presente artigo se propõe a abordar o uso da impressão tridimensional, como recurso de ensino na aprendizagem ativa. Analisou-se a impressão tridimensional como um mecanismo de apoio na aprendizagem e como pode ser aplicada, como material complementar, produzindo modelos impressos em aulas e, consequentemente, auxiliando no desenvolvimento de modelagem e pensamento crítico, a partir da criação direta dos alunos. Os participantes do estudo foram alunos regulares do curso de engenharia, com ou sem conhecimento prévio em modelagem, e design que tiveram a oportunidade de produzir modelos impressos na aula experimental. A coleta de dados para interpretação de resultados foi feita a partir de um questionário, “Uso de Impressão 3D no Ensino”, entregue para aos professores solicitando que fossem respondidos logo após a aula. O questionário continha perguntas referentes ao modelo, à didática e a visão do professor. Observou-se que, na visão dos professores obteve-se um resultado positivo na compreensão, visualização de modelos e principalmente na aprendizagem.

Biografia do Autor

Bárbara Martins Florez, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Graduanda em Engenharia. Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Guilherme Wolf Lebrão, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Doutor em Engenharia. Professor Associado. Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Susana Marraccini Giampietri Lebrão, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Doutora em Engenharia. Professora Titular. Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos