CHALLENGE BASED LEARNING (CBL) NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVATES

  • Maurício Fernando Nunes Teixeira
  • Otávio Pereira D’Ávila
  • Daiani Clesnei da Rosa
  • Gisele Dhein
  • Bruno Velho Kuhn
  • Júlio Cesar Lopes
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Aprendizagem por Desafios, Pensamento Crítico

Resumo

INTRODUÇÃO:  O curso de Odontologia da UNIVATES foi pensado a partir das diretrizes curriculares para a Odontologia e tem como premissas o desenvolvimento de pensamento crítico, autonomia dos sujeitos e aprendizagem significativa. Está organizado em um currículo modular integrado e o uso de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem buscam a formação de habilidades e desenvolvimento de competências previstas nas diretrizes. OBJETIVO: Refletir sobre a utilização da metodologia denominada Challenge Based Learning (CBL) em um dos módulos em uma turma do curso. METODOLOGIA: Através do desenvolvimento do tema do planejamento as turmas foram divididas em grupos e a partir da definição de um tema geral (Big Idea), de relevância mundial, que afetasse o grupo desenvolvesse os outros passos da metodologia. Os grupos foram desafiados a desenvolver soluções/propostas para a realidade local e deveriam desenvolver um produto final publicável em redes sociais.  RESULTADOS: Os temas elencados pelos grupos foram: HIV/AIDS, IMIGRAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO e TRABALHO ESCRAVO. Os produtos alcançados foram um seminário em conjunto com o curso de Psicologia que envolveu toda a comunidade acadêmica da instituição sobre os temas HIV e Discriminação, com debatedores especialistas na temática e quatro peças gráficas digitais divulgadas em redes sociais. Gerando 50 compartilhamentos e 165 likes no Facebook. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O CBL permite ao estudante ter protagonismo na busca de soluções e possibilita influenciar a comunidade a enfrentar e refletir essas situações. Além disso, os estudantes direcionam o curso de sua aprendizagem e envolvem os professores de forma solidária no papel necessário de guias.

Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos