ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO

  • Estefania Bissoni Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil
  • José Guilherme Picolo Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil
  • Rafael Prazeres da Silva Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil
Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Matemática, Linguagem de Programação, Scratch

Resumo

Este trabalho descreve um projeto chamado Logicametria, desenvolvido por um grupo de estudantes e uma professora da Universidade São Francisco. O trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que auxilie alunos do 6º ano do ensino fundamental a aprender conteúdos matemáticos na escola e fora dela, tornando as aulas mais atrativas e interessantes, através do uso do celular. Batizado de Logicametria o aplicativo foi desenvolvido a partir das plataformas do Scratch e do Appinventor e conta com 25 fases e 6 tipos de jogos diferentes. O professor ao acessar o aplicativo tem opções de cadastrar, alterar, listar ou excluir enquanto o aluno tem acesso aos jogos que visam o aprendizado de conteúdos matemáticos como frações e decimais. O projeto foi desenvolvido a partir do interesse da orientadora que participa do Projeto Letramento em Programação oferecido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Universidade São Francisco e a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba.

Biografia do Autor

Estefania Bissoni, Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

Professora da Universidade São Francisco. Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

José Guilherme Picolo, Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

Rafael Prazeres da Silva, Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

Graduando em Engenharia de Computação pela Universidade São Francisco, Itatiba, SP, Brasil

Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos