UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA TEAM BASED LEARNING NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Eloiza Gomes Instituto Mauá de Tecnologia
  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Team-Based Learning, Álgebra Linear, Transformações geométricas, Formação de professores, GeoGebra®

Resumo

Na proposta apresentada neste artigo, exploramos, com vistas à formação do (futuro) professor de Matemática, as transformações geométricas em , empregando uma adaptação da estratégia Team-Based Learning (TBL) e a utilização do software GeoGebra®, tendo como referenciais teóricos, o jogo de quadros, os distintos pontos de vista e considerando também a mobilização de diversos registros de representação semiótica. São propostas atividades contemplando conceitos relacionados às retas no plano, dependência e independência linear, combinação linear, geradores de um subespaço, base, transformação linear e matriz canônica de uma transformação linear e, na sequência, situações que abordam noções de Álgebra Linear relacionadas a temas que fazem parte do currículo da Educação Básica. As questões foram elaboradas de modo a propiciar uma abordagem diferenciada, da que comumente é abordada, do objeto matemático transformações geométricas em

Biografia do Autor

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia

Doutora em Educação Matemática. Instituto Mauá de Tecnologia.

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos