METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

SALA DE AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA CATALISAÇÃO DA HABILIDADE DE ESCRITA

  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rosangela de Oliveira Siede Universidade do Vale do Itajaí (UVI)
  • Lidiane dos Santos Silva Faculdade Unida de Vitória (FUV)
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Sala de aula invertida, Catalisação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida, conseguem desempenhar funções catalisadoras nas habilidades de leitura e escrita no contexto de ensino superior. A fundamentação teórica parte do princípio interdisciplinar entre linguística aplicada, estudos do letramento e a didática, tendo as metodologias ativas como ponto articulador entre tais saberes humanos. Do ponto de vista metodológico, temos uma investigação em forma de estudo de caso, tendo em vista que os dados foram gerados em uma turma com diferentes acadêmicos de cursos plurais. Já a abordagem de pesquisa é qualitativa, tendo em vista o caráter interpretativista no tratamento dos dados, considerando aspectos históricos, sociais e culturais. Os dados revelam que, apesar de persistirem algumas dificuldades na modalidade escrita, os acadêmicos demonstraram significativas melhoras no que compete ao desenvolvimento da escrita e leitura. Isso nos parece fator reafirmativo no que concerne às metodologias ativas como algo contínuo, dinâmico e essencial no processo formativo do aluno.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor de Linguagens do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína).

Rosangela de Oliveira Siede, Universidade do Vale do Itajaí (UVI)

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UVI). Coordenadora Pedagógica do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio (UNITPAC/Araguaína).

Lidiane dos Santos Silva, Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Professora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína).

Publicado
2018-07-11
Seção
Artigos