A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ENIAC

UMA EXPERIÊNCIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA, ARQUITETURA E JOGOS DIGITAIS

  • Simone Cristina Gonçalves Vianna Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, São Paulo, Brasil
  • Ana Cristina Vigliar Bondioli Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Aprendizagem ativa, Ensino superior, STHEM Brasil

Resumo

O presente trabalho descreve a trajetória de implantação de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de Pedagogia, Arquitetura e Jogos Digitais do Centro Universitário ENIAC. O objetivo da pesquisa foi avaliar a utilização dos referidos métodos, discutindo sua aplicabilidade e eficácia. Os dados foram coletados através do registro de experiência dos docentes que participaram do processo, e os resultados desta implantação foram obtidos por meio da observação realizada a partir das atividades discentes envolvidas nessa trajetória. A análise dos dados permitiu concluir que: 1) o processo de implantação de métodos ativos de aprendizagem realizados no Centro Universitário ENIAC foi construído de maneira colaborativa; 2) o contexto de ensino-aprendizagem através da prática profissional é dinâmico, interativo e origina opiniões distintas; 3) a contínua capacitação docente é de vital importância para que metodologias ativas de aprendizagem sejam compreendidas, aceitas e efetivamente utilizadas.

Biografia do Autor

Simone Cristina Gonçalves Vianna, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, São Paulo, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, São Paulo, Brasil

Ana Cristina Vigliar Bondioli, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Biologia/Genética pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
2018-07-05
Seção
Artigos